Cidades

Caminhoneiros ameaçam paralisação na BR-101 após alta de combustíveis

Após nova alta dos combustíveis anunciada nesta segunda-feira (1º) pela Petrobras, caminhoneiros deram início a um movimento grevista na noite desta segunda na BR-101.

Trabalhadores começaram um protesto na rodovia Niterói-Manilha, altura do viaduto de Magé. Segundo informações preliminares, veículos que passam pelo local estão sendo parados e obrigados a aderir ao movimento.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes da corporação informaram aglomeração de caminhoneiros no acostamento com o intuito de fechamento de pista para manifestação. O movimento, segundo o órgão, segue pacífico com fluidez no trânsito.

Alta

Imagem ilustrativa da imagem Caminhoneiros ameaçam paralisação na BR-101 após alta de combustíveis
Movimento já começou na BR-101, em Magé. Foto: Grupo Plantão Enfoco

O óleo diesel terá um aumento de 5%: R$ 0,13 por litro. Com o reajuste, o preço para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,71 por litro a partir de terça-feira (2).

O movimento por parte dos trabalhadores da boleia havia ganhado força no início do mês, quando uma mobilização nacional foi proposta pela categoria. A greve acabou não vingando, mesmo após seguidas altas do combustível.

Ato em 2018

Em 2018, profissionais fizeram greve similar que parou o país durante nove dias no mês de maio, ainda durante o governo de Michel Temer. À época, o ato foi encerrado no dia 30 de maio e teve adesão em 24 estados e no Distrito Federal. Os caminhoneiros bloquearam as estradas para esperar um decisão do Governo Federal.

O movimento se juntou por conta dos recentes e constantes aumentos no preço do diesel. A greve só foi desfeita depois que forças militares realizaram a desobstrução das vias.

< Futuro do turismo é tema de debate em Niterói UFF é eleita 5ª melhor universidade do Brasil <